Atividades

 
 

A Universidade Livre do Espírito - ULE é uma instituição de cunho Espírita que tem, como principal referência teórica, os postulados básicos da Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec. O seu objetivo precípuo é contribuir, de forma harmônica, para a conscientização da imortalidade do Espírito.

A matriz curricular, estruturada desde 2008, que atualmente integra seis ciclos de estudos, está sendo ressignificada e ampliada para incluir mais quatro, perfazendo um total de dez ciclos, um a cada semestre.

Os ciclos de estudos visam integrar os conhecimentos de forma sistematizada e sequenciada para que não se perca o encadeamento das ideias, o que possibilita o conhecimento gradativo de si mesmo com ênfase no homem como ser integral.

A sua proposta pedagógica inclui conhecimentos sobre o Espiritismo e conteúdos das ciências, tais como Filosofia, Psicologia, Antropologia, Sociologia e Biologia, com a finalidade de ampliar, integrar e respaldar os estudos realizados.

A metodologia de ensino possibilita, ao aluno, questionamentos sobre as suas dúvidas e sobre os conteúdos ministrados no cotidiano de sala de aula.

A equipe de coordenadores dos ciclos e a equipe pedagógica estão devidamente capacitadas para orientar e cuidar das diversas turmas.
 

ULE 2014.1

CICLO I – CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO – FUNDAMENTOS BÁSICOS DO ESPIRITISMO
O Ciclo I, conhecido como O Ciclo I, conhecido como Curso Básico de Espiritismo, tem como finalidade acolher todas as pessoas que desejem conhecer a Doutrina Espírita. Enfatiza temas básicos e essenciais para inicio de uma jornada, pessoal e coletiva, que possibilita ao aluno a compreensão da sua condição de Espírito imortal.

Sua programação é semestral, com 20 aulas e três turmas de estudos, distribuídas em três dias da semana:

TURMAS:
Turma A: segunda-feira, das 19h30 às 21h30
Turma B: terça-feira, das 19h30 às 21h30
Turma C: sábado, das 10 h às 12 h.
 

LIVRO BASE: NOVAES, Adenáuer.Conhecendo o Espiritimos

CICLO II
O Ciclo II proporciona um estudo mais complexo sobre os temas abordados no Ciclo I, e sua programação visa integrar aprendizados anteriores, através de aulas teóricas e práticas.

MÓDULO I – RELAÇÕES INTERPESSOAIS
MÓDULO II – MEDIUNIDADE
MÓDULO III – MUNDO ESPIRITUAL
MÓDULO IV – COMUNICAÇÃO COMO INTERFACE ESPÍRITO E MATÉRIA

OBJETIVO GERAL

  • Perceber que a vida é um processo contínuo de permuta e compartilhamento entre espíritos, o que leva à compreensão, cada vez mais ampla, do viver, entendendo a sua responsabilidade pessoal na evolução da grande família universal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer o papel relevante de cada indivíduo na manutenção dos relacionamentos construtivos em prol de uma convivência harmônica equilibrada.
  • Desenvolver uma linha de pensamento que possibilite perceber a importância dos agrupamentos familiares no processo evolutivo do espírito.
  • Perceber a importância dos agrupamentos familiares na apreensão das experiências individuais e coletivas que conduzem à evolução do espírito.
  • Identificar os múltiplos aspectos que diferenciam os agrupamentos familiares.
  • Correlacionar as conquistas evolutivas, individuais e coletivas com o nível relacional dos agrupamentos familiares.

TURMA
Turma A: Segunda-feira, das 19h30 às 21h30
Turma B: Sábado, das 10h às 12h.


Livro base: NOVAES, Adenáuer. Psicologia e Mediunidade.
 

CICLO III
O Ciclo III aborda temáticas que imbricam conhecimentos de Psicologia, Mitologia, Estrutura da psique, sempre promovendo uma interface com os conhecimentos espíritas. As aulas são teóricas e práticas e os alunos participam mais efetivamente, tendo a oportunidade de tirar dúvidas e exercitar o desenvolvimento da mediunidade.

MÓDULO I – Desenvolvimento pessoal e dimensões da vida
MÓDULO II – Intercâmbio Mediúnico
MÓDULO III – Dimensões básicas da estruturação da psiquê
MÓDULO IV – Dimensões básicas das relações interpessoais

OBJETIVO GERAL

  • Vivenciar a dimensão espiritual como elemento construtivo das experiências da vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender que o psiquismo está na base de toda experiência humana a determinar o desenvolvimento pessoal;
  • Perceber o valor do olhar crítico na construção do intercâmbio salutar com a dimensão espiritual;
  • Compreender que os elementos determinantes do status em que o espírito se encontra na erraticidade são frutos de sua experiência na vida física.

TURMAS:
Turma A: QuIinta-feira, das 19h30 às 21h30
Turma B: Sábado, das 10h às 12h 

LIVRO BASE: NOVAES, Adenáuer.  Psicologia do espírito

CICLO IV
O Ciclo IV possibilita uma visão mais abrangente e complexa da proposta pedagógica da Universidade Livre do Espírito, qual seja, a de que os alunos se percebam Espíritos imortais e em processo constante de aprendizado. Aborda conteúdos que facilitarão a construção do pensamento com relação direta com o conhecimento do como e do para que se dá a evolução do Espírito, respaldados na Filosofia e em outras áreas do conhecimento científico.

Núcleo - Unidade Avançada
• Fundamentos básicos do ser espiritual – Ciclo I
• Interação do ser espiritual – Ciclo II
• Interação entre as dimensões do ser – Ciclo III

OBJETIVO GERAL

  • Promover a compreensão do processo de evolução do ser diante da sua realidade como Espírito imortal, nas relações entre encarnados e desencarnados, a partir dos aspectos humanísticos, pautados nas relações históricas, biológicas, religiosas, relacionadas às ciências exatas e às manifestações artísticas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CIÊNCIAS HUMANAS

  • Descrever o histórico evolutivo do homem, da sua pré-história à humanidade contemporânea, e suas dimensões física, perispiritual e espiritual (visão antropológica).
  • Abordar a formação e associação dos grupos, famílias, organizações e suas relações com o mundo espiritual. (visão antropológica).
  • Historiar cronologicamente os movimentos religiosos para a construção moral dos aspectos que envolvem o ser humano/espírito (visão histórica);
  • Compreender a Antropologia como agente que embasa a interpretação não patológica do evento mediúnico.

SOCIOLOGIA ASSOCIADA AOS CONTEÚDOS DO DIREITO E DAS CIÊNCIAS POLÍTICAS.

  • Descrever os aspectos organizacionais que presidem as agregações espirituais e seu contexto sociológico, correlacionando com as estruturas conhecidas dos encarnados.
  • Compreender como se estruturaram as normas que regulamentam as relações sociais na formação da família e grandes organizações: Estado, política e religião (visão: área de Direito e Ciências Políticas).

FILOSOFIA

  • Demonstrar a função reflexiva e investigativa do pensar filosófico no estudo dos problemas fundamentais relacionados à existência e à evolução da humanidade.

ECONOMIA ASSOCIADA AO CONTEÚDO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Analisar a premissa do “amar ao próximo como a si mesmo” na trajetória evolutiva do espírito no que tange aos processos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços e na distribuição de renda (visão economia e administração).

PSICOLOGIA

  • Compreender o psiquismo enquanto expressão do espírito humano em seus múltiplos processos de autopercepção e autotransformação.

PEDAGOGIA

  • Analisar as consequências pedagógicas da filosofia espírita com suas ações práticas e teóricas, num projeto de educação do ser para o aqui e o além.

CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

  • Historiar cronologicamente os movimentos religiosos para a construção moral dos aspectos que envolvem o ser humano/espírito (visão histórica).
  • Fazer um inventário abrangente do construto religioso, entendendo o surgimento e o desenvolvimento das religiões particulares e analisando seus contatos mútuos e suas correlações com as outras áreas da vida. 
  • Abordar o sincretismo afro-católico no Brasil.
  • Compreender o significado psicológico do sincretismo afro-brasileiro.
  • Inclusão social a partir do movimento religioso.

MÓDULO I

  • Histórico evolutivo do homem, da sua pré-história à humanidade contemporânea, e suas dimensões física, perispiritual e espiritual a partir da visão antropológica.
  • A formação e associação dos grupos, famílias, organizações e suas relações com o mundo espiritual (visão antropológica).
  • Os movimentos religiosos para a construção moral dos aspectos que envolvem o ser humano/espírito (visão histórica).
  • A antropologia como agente que embasa a interpretação não patológica do evento mediúnico.

MÓDULO II

  • Aspectos organizacionais que presidem as agregações espirituais e seu contexto sociológico correlacionado com as estruturas conhecidas dos encarnados.
  • Normas que regulamentam as relações sociais na formação da família e de grandes organizações, Estado, política e religião (visão: Direito e Ciências Políticas).

MÓDULO III

  • O pensar filosófico no estudo dos problemas fundamentais relacionados à existência e evolução da humanidade.
  • Processo de produção, distribuição e consumo de bens e serviços na distribuição de renda (visão econômica e administrativa).

MÓDULO IV

  • O psiquismo enquanto expressão do espírito humano em seus múltiplos processos de autopercepção e autotransformação.
  • Consequência pedagógica da filosofia espírita com suas práticas e teorias, num projeto de educação do ser para o aqui e o além.

TURMAS
Turma A: Terça-feira, das 19h às 21h30
Turma B: Quinta-feira, das 19h30 às 21h30.


Livro base: NOVAES, Adenáuer. Filosofia e Espiritualidade.
 

CICLO V
O Ciclo V integra os conhecimentos dos ciclos anteriores, que irão respaldar e ampliar os conteúdos programáticos estruturantes do ciclo, possibilitando a conscientização da importância do processo educativo na vida do Espírito reencarnado.

Núcleo - Unidade avançada
Eixo – Espiritualidade, evolução e ciência.
Componentes correlacionados:

  • Fundamentos Básicos do Ser Espiritual – Ciclo l
  • Interação do ser espiritual – Ciclo II
  • Interação entre as dimensões do ser – Ciclo III
  • Introdução às Ciências do Ser I – Ciclo IV

OBJETIVO GERAL

  • Compreender o processo de evolução do ser espiritual reencarnante a partir dos aspectos das ciências básicas, pautados nas relações biológicas, nas ciências exatas e nas manifestações artísticas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Conhecer a influência do espírito enquanto expressão perispiritual no processo reencarnatório de organização da vida no corpo físico, expresso na complexidade dos processos biológicos de geração e manutenção da vida, o adoecer e a cura e o desencarne no processo da morte.
  • Integrar as dimensões física e corporal no processo de evolução espiritual.
  • Identificar os elementos em que o perceber-se espírito modificou o homem progressivamente no cuidado e acolhimento ante o desígnio do homem enquanto ser bio-psico-socio-ambiental-espiritual (homem primitivo, medieval e moderno e seus principais ícones).

CIÊNCIAS EXATAS

  • Compreender a teoria evolucionista na percepção da transmigração do princípio espiritual ao principio material e o desenvolvimento do princípio inteligente.
  • Verificar o olhar da evolução do pensar científico da física e da química clássica até a era moderna, para compreensão da vida enquanto construção espiritual.
  • Estudar a origem e a manutenção da vida no planeta, pautando-se em saberes que levem o homem a sair do primitivismo, dos milagres, levando-o à compreensão da natureza e seus fenômenos nas reações e transformações da matéria, bem como nas leis divinas naturais. Refletir sobre as ciências da matemática expressas da astronomia às ciências da computação como contribuição lógica no processo de evolução do ser espiritual.
  • Compreender os aspectos da abordagem quântica no processo da compreensão do espírito imortal.

ARTES

  • Verificar a arte (pintura, escrita, música, dança, fotografia, escultura etc.), enquanto dimensão criativa na expressão das ciências humanas, biológicas e exatas, no processo histórico evolutivo da humanidade.
  • Explorar o entendimento da dimensão criativa e expressiva da arte (pintura, escrita, música, dança, fotografia, escultura etc.) no processo de percepção do mundo interno de si e do outro como parte integrante da ampliação da consciência do ser.
  • Refletir sobre o belo enquanto alvo e objetivo da vida a engajar o ser espiritual na jornada do autoconhecimento.

MÓDULO

  • Influência do espírito enquanto expressão perispiritual no processo reencarnatório de organização da vida no corpo físico, expresso na complexidade dos processos biológicos de geração e manutenção da vida, o adoecer, a cura e o desencarne no processo da morte.

MÓDULO II

  • Dimensões física e corporal no processo de evolução espiritual.
  • Ser bio-psico-socio-ambiental-espiritual (homem primitivo, medieval e moderno e seus principais ícones).

MÓDULO III

  • Teoria evolucionista na percepção da transmigração do principio espiritual ao principio material e o desenvolvimento do princípio inteligente.
  • O pensar cientifico da física e química clássica até a era moderna para compreensão da vida enquanto construção espiritual.

MÓDULO IV

  • Manutenção da vida no planeta, pautando-se em saberes a nos retirar do primitivismo dos milagres à compreensão da natureza e seus fenômenos nas reações e transformações da matéria, pautando-se nas leis divinas naturais.
  • Ciências da matemática expressas da astronomia às ciências da computação, como contribuição lógica no processo de evolução do ser espiritual.

Turma A: Quinta-feira, das 19h30 às 21h30.

Livro base: NOVAES, Adenáuer. Psicologia e Universo Quântico.
 

CICLO VI
O Ciclo VI abordará a dimensão física do espírito; Corpo como instrumento de evolução; Binômio saúde/doença; Saúde Integral; Terapias complementares e espirituais em saúde; Emoções, Esporte, Lazer, Sentimentos, Equilíbrio e Harmonia corporal e espiritual; Mente sã – Corpo são.

OBJETIVO GERAL

  • Identificar o corpo como instrumento de evolução e as condições necessárias para construção do ser humano sadio e consequentemente apto a desenvolver suas construções evolutivas espirituais com harmonia e paz interior.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Demonstrar o corpo físico como ferramenta imprescindível para o processo evolutivo do espírito;
  • Compreender o binômio saúde / doença como uma manifestação física do estado espiritual em que o ser se encontra;
  • Perceber a importância da Espiritualidade / Religiosidade para o equilíbrio da saúde física e perispiritual;
  • Entender a saúde como um processo integral que engloba as diversas dimensões do espírito.

MÓDULO I - FERRAMENTA EVOLUTIVA: CORPO FÍSICO

  • Evolução do Corpo Físico
  • Perispirito/Mob
  • Glândula Pineal
  • Palingênese/Reencarnação
  • Evidências Cientificas da Reencarnação – Estudo de Caso

MÓDULO II – SAÚDE E DOENÇA

  • Dimensão Corporal e Física
  • Binômio Saúde e Doença
  • Mente sã – Corpo são
  • O Estereótipo entre as Síndromes e Deficiência

MÓDULO III – ESPIRITUALIDADE DE SAÚDE

  • Espiritualidade / Religiosidade e Saúde
  • Espiritualidade / Religiosidade e Qualidade de Vida
  • O Envelhecimento do Corpo
  • Bem-estar e Longevidade I
  • Bem-estar e Longevidade II – Estudo de Caso

MÓDULO IV – SAÚDE INTEGRAL

  • Bioenergia
  • Terapias Espirituais
  • Terapias Complementares
  • O Espírito e o Morrer
  • A Dimensão Física e Corporal na designação pessoal do ser - Debate

TURMA A: Segunda-feira, das 19h30 às 21h30
 

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Enviado em: 19/04/2014 | 07:05:30
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Enviado em: 16/04/2014 | 23:52:07
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